Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE VILA DO BISPO

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE VILA DO BISPO

17.Mai.18

Plano de Ação

PLANO DE AÇÃO

ASSOCIAÇÃO DE PAIS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E AMIGOS DO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA DO BISPO

“Escola para todos”

 

Conforme referido pela Secretaria-Geral de Educação e Ciência “as associações de pais visam a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados em tudo quanto respeita à educação e ao ensino dos seus filhos e educandos que sejam alunos da educação pré-escolar ou dos ensinos básico ou secundário, público, particular ou cooperativo”.

Por conseguinte, a lista “Escola para todos” que se candidata, desenhou um Plano de Ação que irá servir apenas como instrumento de referência uma vez que não deixaremos de aproveitar todas as oportunidades de crescimento e desenvolvimento que nos surjam no nosso percurso.

Nessa medida, o Programa é fundamentalmente uma ferramenta de trabalho onde constam as orientações estratégicas e funcionais, suscetíveis de serem reformuladas e/ou reajustadas em função do desenvolvimento da atividade da APEEAAEVB e da Escola.

Dada a situação de quase inatividade que tem caraterizado a APEEAAEVB, uma das prioridades passa pela sua reestruturação, designadamente apresentando uma proposta de alteração aos seus Estatutos, para que se tornem atuais e mais versáteis. Para além disso, consideramos também que um dos eixos prioritários de ação da APEEAAEVB será a tomada de atitudes pró-ativas no sentido de envolver a família na vida escolar dos alunos.

 

Desta forma, as nossas linhas de ação assentam nos seguintes pontos:

  1. Realizar uma análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT), à estrutura do agrupamento de escolas de Vila do Bispo.
  2. Realizar inquéritos junto dos PEE e alunos que permitam identificar aspetos a melhorar;
  3. Acompanhar o funcionamento da escola e colaborar na resolução dos problemas detetados;
  4. Contribuir para o aumento do sucesso dos alunos, nomeadamente através do plano de atividades (iniciativas) apresentados no inicio de cada ano letivo, através da dinamização de diferentes atividades que envolvam os PEE's e/ou outros familiares;
  5. Apoiar projetos desenvolvidos pela escola, promovendo a participação dos PEE nos mesmos.
  6. Representar os PEE junto das instituições que tutelam a Escola.
  7. Trabalhar com os professores no desenvolvimento de projetos com caráter pedagógico que contribuam para a formação integral dos alunos e para uma melhoria na aprendizagem;
  8. Desenvolver atividades que contribuam para melhorar a imagem que os alunos têm da escola, para que cada vez mais a sintam como sua e a entendam como um bem comum que é necessário preservar e melhorar;
  9. Colaborar na seleção de opções para as atividades extracurriculares, bem como avaliar o seu funcionamento.
  10. Colaborar com os vários intervenientes da escola (Direção, professores e funcionários) na procura de soluções que melhor sirvam os alunos.
  11. Estabelecer parcerias com empresas locais que possam apoiar a escola na implantação de novas estratégias para fazer face aos problemas detetados na análise SWOT.